A FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, aprovou, em 21 de janeiro de 2020, o registro da primeira medicação para tratamento da doença ocular tireoidiana na fase de atividade inflamatória em adultos. Trata-se de um agente biológico (teprotumumab) que será comercializado pela Horizon Therapeutics Ireland DAC com o nome de Tepezza®.
A decisão da FDA ocorreu após a conclusão das fases 2 e 3 do ensaio clínico que envolveu 170 pacientes e foi demonstrado que mais de 70% dos pacientes tratados com teprotumumab, apresentaram redução da proptose em 2mm ou mais, além da completa resolução da diplopia em 53% dos casos. A companhia farmacêutica, Horizon Therapeutics Ireland DAC, dará continuidade ao estudo de efeitos colaterais e necessidade de repetir o tratamento mesmo após o início da comercialização.
O tratamento indicado consiste em aplicação endovenosa uma vez por semana, a cada três semanas. O tratamento total dura cerca de 21 semanas. O custo previsto, por aplicação, é de U$14.900. A medicação não está disponível no Brasil.